Foto: Eduardo Viveiros de Castro, 1991.
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Foto: Eduardo Viveiros de Castro
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Foto: Eduardo Viveiros de Castro
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Foto: Beto Ricardo, 1991.
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Foto: Eduardo Viveiros de Castro
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Foto: Eduardo Viveiros de Castro
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A volta da caçada. Foto: Eduardo Viveiros de Castro, 1982
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Foto: Eduardo Viveiros de Castro
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Antonio Luís Lisbôa Dutra, o Mano Velho, atendente de enfermagem do
Posto Indígena Ipixuna desde 76, e o menino Maekãyi, durante epidemia de gripe. Foto: Eduardo Viveiros de Castro, 1982.
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Kãyipayerä sentado em cima de latas de óleo na casa do chefe do Posto Indígena Ipixuna. Foto: Eduardo Viveiros de Castro, 1982.
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Chefe do Posto Indígena Ipixuna (Eliezer G. da Silva) distribuindo bens encomendados
pelos índios, comprados em Altamira com o dinheiro resultante da venda à FUNAI de seu artesanato.
Foto: Eduardo Viveiros de Castro, 1982.
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Demarcação da Terra Indígena Araweté. Foto: Leonardo Carneiro da Cunha, 1994.
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Vista aérea da aldeia em que viveram de 1978 a 2001. Foto: Murilo Santos, 1992
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Vista aérea da atual aldeia. Foto: Pedro Martinelli, 2002.
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Moça araweté pintada de urucum. Foto: Eduardo Viveiros de Castro
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Iriwopay-hi com a típica indumentária feminina. Foto: Eduardo Viveiros de Castro, 1982.
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Moça com pintura facial e indumentária típica araweté.
Foto: Eduardo Viveiros de Castro
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Iapi´i-hi preparando o cauim doce. Foto: Eduardo Viveiros de Castro, 1981.
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Arco e flecha araweté. Foto: Eduardo Viveiros de Castro
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Mo´inowï-do fazendo flechas. Foto: Eduardo Viveiros de Castro, 1982.
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Pajé com o chocalho aray. Foto: Eduardo Viveiros de Castro
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Caçando com arco e flecha. Foto: Beto Ricardo, 1991.
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Flecha grossa para caça, com ponta de taquaruçu (Guadua sp.) e emplumada com penas caudais de gavião-real. Foto: Eduardo Viveiros de Castro, 1981.
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Mulheres araweté. Foto: Eduardo Viveiros de Castro, 1991
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Tecendo o algodão. Foto: Eduardo Viveiros de Castro, 1982
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Menina araweté. Foto: Eduardo Viveiros de Castro
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Mulher araweté. Foto: Eduardo Viveiros de Castro, 1991.
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Heweyehie e Heweyerä colhendo milho da roça de IwãMayä para um cauim doce coletivo. Foto: Eduardo Viveiros de Castro, 1982.
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Iriwopay-ro num acampamento de caça. Foto: Eduardo Viveiros de Castro, 1981.
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Tiwawi-no flechando um trairão. Foto: Eduardo Viveiros de Castro, 1991
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Irawadïdä queimando a entrada de uma colmeia de iwahä (mel de xupé) num jatobá. Foto: Eduardo Viveiros de Castro, 1982.
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Acampamento de caça. Foto: Eduardo Viveiros de Castro, 1981
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Yuriyatä colhendo milho na roça de sua seção residencial. Foto: Eduardo Viveiros de Castro, 1982.
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Araweté fazendo um cesto num acampamento na mata. Foto: Eduardo Viveiros de Castro
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Família acampando na mata. Foto: Eduardo Viveiros de Castro
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Pesca coletiva, no começo da estação seca, em lago próximo da aldeia com o "hara". Foto: Eduardo Viveiros de Castro, 1982.
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Caçando tatu. Foto: Eduardo Viveiros de Castro, 1981.
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Araras domesticadas são presença constante na aldeia. Foto: Eduardo Viveiros de Castro, 1982.
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Mulheres tecendo nos pátios de suas respectivas habitações, que se confundem. Foto: Eduardo Viveiros de Castro
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Hikã (terreiro) de uma casa araweté. Foto: Beto Ricardo, 1991.
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Aya-ro no pátio de sua casa. Foto: Eduardo Viveiros de Castro, 1981.
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Foto: Eduardo Viveiros de Castro
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Foto: Eduardo Viveiros de Castro
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Processando a mandioca. Foto: Eduardo Viveiros de Castro
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Foto: Eduardo Viveiros de Castro
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Refeição coletiva na aldeia. Foto: Eduardo Viveiros de Castro
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Foto: Eduardo Viveiros de Castro.
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Mastigação de Cauim de milho (Mitähi). Foto: Eduardo Viveiros de Castro, 1982.
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O xamã faz o serviço do cauim. Foto: Eduardo Viveiros de Castro
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Expedição de caçadores retornando para uma caiuinagem e tocando suas trombetas terewo. Foto: Eduardo Viveiros de Castro
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Casal patrocinador de um cauim alcóolico (Kan 'Da). As panelas pertencem a toda a aldeia e são emprestadas para a ocasião. Foto: Eduardo Viveiros de Castro, 1982.
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Dança opirahë. Foto: Eduardo Viveiros de Castro, 1981
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Moirawï-do e Modïpitã-hi. Foto: Eduardo Viveiros de Castro, 1982.
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Foto: Eduardo Viveiros de Castro
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Foto: Beto Ricardo, 1991
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Foto: Eduardo Viveiros de Castro
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Foto: Eduardo Viveiros de Castro, 1982
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Foto: Eduardo Viveiros de Castro
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Casal araweté. Foto: Eduardo Viveiros de Castro, 1982.
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Amigos apihi-pihã. Foto: Eduardo Viveiros de Castro, 1982.
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Foto: Eduardo Viveiros de Castro
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Mo´inowi-hi e Kirere na margem do lago. Foto: Eduardo Viveiros de Castro
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Amigos apihi-pihã. Foto: Eduardo Viveiros de Castro
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Aritãiyihi e Yuriyatä, amigas apihi-pihã. Foto: Eduardo Viveiros de Castro, 1982.
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Tapayahi e seu filho Kinay (corruptela Araweté de "FUNAI", por sugestão do atendente de enfermagem Mano Velho). Foto: Eduardo Viveiros de Castro, 1982.
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Foto: Eduardo Viveiros de Castro
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Foto: Eduardo Viveiros de Castro
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Pãyärahi modelando o neto recém-nascido, filho de Homihi. Foto: Eduardo Viveiros de Castro, 1982.
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Foto: Eduardo Viveiros de Castro
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Foto: Eduardo Viveiros de Castro
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Foto: Eduardo Viveiros de Castro, 1982
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Foto: Eduardo Viveiros de Castro
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Foto: Eduardo Viveiros de Castro
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Foto: Eduardo Viveiros de Castro
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Foto: Eduardo Viveiros de Castro
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Iapï´ï-do e sua filha. Foto: Eduardo Viveiros de Castro de Castro
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Foto: Eduardo Viveiros de Castro de Castro
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Foto: Eduardo Viveiros de Castro de Castro
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O pajé Kañî-paye com o aray e o charuto. Foto: Eduardo Viveiros de Castro, 1982.
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Pajé Kañî-paye benzendo carne de jaboti. Foto: Eduardo Viveiros de Castro, 1983.
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Pajé Moinayärä (peye) em transe e o chocalho aray em cerimônia do cauim doce. Foto: Eduardo Viveiros de Castro, 1982.
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Pajé cantando em uma cauinagem. Foto: Eduardo Viveiros de Castro, 1982
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Pajé cantando em uma cauinagem. Foto: Eduardo Viveiros de Castro
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O pajé Kãyipayerä com o aray e um charuto (petï puku), instrumentos básicos do xamanismo, em cerimônia do cauim doce. Foto: Eduardo Viveiros de Castro, 1982.
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Foto: Eduardo Viveiros de Castro
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Foto: Eduardo Viveiros de Castro
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Os Araweté se vendo na TV. Foto: Beto Ricardo, 1991
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Pãyärahi "modelando" o neto recém-nascido de Homihi, Terra Indígena Araweté/Igarapé Ipixuna, 08/1982, Pará, Brasil.
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